Profissão de comprador: Você sabe o que é?

Tem se tornado cada vez mais comum dentro de empresas de diversos nichos de atuação a existência de uma profissão de comprador. Ela é ocupada por um profissional que é responsável por inúmeras negociações, escolha de fornecedores e análises internas referentes às necessidades empresariais!

Dessa maneira, diferentemente do que possa parecer em um primeiro momento o comprador faz muitas coisas e elas extrapolam a simples responsabilidade de realizar uma compra, em si.

São inúmeros detalhes que devem ser levados em conta para que as negociações por eles realizadas sejam efetivas e realmente venham a auxiliar a empresa e acrescentar a ela.

Muitas competências são desenvolvidas ao longo da trajetória da profissão e uma delas é a habilidade de negociação. 

Então, que tal conhecer a fundo essa profissão? Continue lendo e veja os detalhes dessa rotina profissional.

profissão de comprar

DICA: Como conseguir bolsa na faculdade https://vaidebolsa.com.br/

Profissão de comprador: Conheça essa carreira profissional

É verdade que ao comprador é reservada a função de realizar compras em nome da empresa. Contudo, isso envolve trâmites muito mais complexos do que a simples encomenda de produtos e pagamento deles.

Primeiramente, devem ser considerados todos os materiais que a empresa necessita adquirir. Eles incluem materiais administrativos, matérias-primas e até mesmo materiais para a realização do marketing quando ele incluir a atuação externa e não apenas na internet.

Além disso, não basta saber o que se precisa comprar, é preciso encontrar o melhor produto com os melhores preços e condições de pagamento. Para isso o ocupante da profissão de comprador deve ter conhecimento sobre vários aspectos, como quem são os fornecedores mais conhecidos da região, formas de firmar parcerias a fim de tornar o preço dos produtos mais agradáveis e outros.

Também, considere que o comprador pode precisar analisar um cenário em que uma compra maior gera maior desconto. Ao mesmo tempo, deverá prever a necessidade da empresa em relação àqueles produtos, a possibilidade de vencimento deles sem o devido uso e, ainda, a capacidade financeira de realizar uma compra maior nesse momento.

A negociação, igualmente, é imprescindível dentro da profissão de comprador. Afinal, aceitar o preço proposto desde logo nem sempre é uma opção. Há espaço para negociação? Então o comprador deve colocá-la em prática e buscar sempre as melhores condições para a empresa.

Assim, compõem as atividades desse profissional:

  • Avaliação de propostas;
  • Acompanhar pedidos;
  • Comprar produtos;
  • Contatar e conhecer fornecedores;
  • Determinar necessidades de compras e gastos junto às equipes internas e gerentes dos setores;
  • Firmar parcerias;
  • Organizar os dados específicos para as compras de forma a informar corretamente os fornecedores quanto à quantidade, tamanho do produto, modelo e outras especificações;
  • Negociar valores, condições de compras e eventuais descontos;
  • Participar de projetos internos relacionados a novos produtos e serviços e outros.

Tipos de comprador

Ainda, existem vários níveis de atuação dentro da profissão de comprador, havendo hierarquias e caminhos a serem tomados.

  • Assistente de compras: é a fase inicial da jornada profissional na área. Auxiliam o comprador ao organizar pedidos e os acompanhar, dentre outras tarefas simples;
  • Comprador júnior: envolve-se mais nas negociações menos complexas e é supervisionado por um ocupante de grau hierárquico superior na profissão de comprador;
  • Comprador pleno: já mais experiente, adentra nas compras especiais, diferenciadas e complexas. Dessa maneira, estão prontos para lidar com questões que impactam mais profundamente em relação às finanças e funcionamento da empresa;
  • Comprador sênior: é o cargo mais alto dentro da profissão de comprador. Aqui ele supervisiona as compras realizadas e se encarrega de lidar pessoalmente com aquelas mais importantes. Ainda, direciona os subalternos e toma as decisões finais.

Como exercer a função de comprador?

Assim como em todas as demais profissões, o comprador também deve ter algumas características essenciais que podem aumentar a qualidade do seu serviço e enquadrá-lo nesse nicho.

Dentre elas estão a organização de informações, capacidade de negociação, boa comunicação e diálogo, objetividade e planejamento. Além disso, é necessário que ele tenha atenção com os detalhes do funcionamento interno da empresa para que possa desenvolver um bom plano de compras condizente á organização.

profissão de comprar

Por outro lado, não existe necessariamente uma faculdade de comprador. Assim, existem alguns cursos da área de administração que podem auxiliar o aspirante ao cargo.

Para exercer a profissão de comprador, por exemplo, o candidato pode optar pela faculdade de Administração, uma das mais facilmente encontradas em território brasileiro. Aliás, existem inúmeras opções de instituições particulares e públicas.

O curso tem duração de 04 anos e durante ele o aluno irá aprender várias questões indispensáveis para a profissão de comprador. Por exemplo, serão abordadas noções de negócios e negociações, administração de setores e de materiais e logística.

Logística, por sua vez, é outro campo que pode ser buscado por quem pretende atuar profissionalmente como comprador. O curso possui duração média de 02 anos.

Portanto, não deixe de considerar essa profissão que está cada vez mais em voga no Brasil!